Posso dizer que Pollyanna, da Eleanor H. Porter, foi um dos livros que mais me ensinou. No meu aniversário de 14 anos, eu havia pedido alguns livros de presente e meu pai me deu um que eu não havia pedido, Pollyanna. Como não estava tão interessada com a história e o estado de conservação do livro não era dos melhores (foi comprado em um sebo), deixei ele de lado por um bom tempo. Até que decidi que seria o próximo que eu iria ler e me arrependi. Me arrependi de ter levado tanto tempo para começar a leitura desse livro.
A primeira coisa que Pollyanna me ensinou foi não julgar um livro pela capa. Sem dúvida, foi uma das melhores histórias que eu já li. A menina passa por tantas coisas, perde os pais, vai morar com uma tia que não tem muita afeição por ela no começo, ganha o pior quarto da casa... mas sempre consegue dar a volta por cima, surpreendendo a todos com o que chama de "jogo do contente". E essa foi a segunda coisa que aprendi com o livro.
Pollyanna muda a vida de todos ao redor dela com esse jogo, fazendo com que as pessoas enxerguem o lado bom e as lições que cada situação carrega. É através desse jogo que a tia dela descobre o amor e o perdão e é através dele que Pollyanna consegue superar a maior dificuldade que lhe foi imposta: sofrer um acidente e não conseguir andar.
O livro nos ensina que mesmo que a situação seja complicada e pareça não haver mais saídas, sempre há um lado bom, a questão é encontrá-lo.
Recomendo esse livro, ele é lindo!
Enjoy it!
Nenhum comentário:
Postar um comentário