Posso dizer que Pollyanna, da Eleanor H. Porter, foi um dos livros que mais me ensinou. No meu aniversário de 14 anos, eu havia pedido alguns livros de presente e meu pai me deu um que eu não havia pedido, Pollyanna. Como não estava tão interessada com a história e o estado de conservação do livro não era dos melhores (foi comprado em um sebo), deixei ele de lado por um bom tempo. Até que decidi que seria o próximo que eu iria ler e me arrependi. Me arrependi de ter levado tanto tempo para começar a leitura desse livro.
A primeira coisa que Pollyanna me ensinou foi não julgar um livro pela capa. Sem dúvida, foi uma das melhores histórias que eu já li. A menina passa por tantas coisas, perde os pais, vai morar com uma tia que não tem muita afeição por ela no começo, ganha o pior quarto da casa... mas sempre consegue dar a volta por cima, surpreendendo a todos com o que chama de "jogo do contente". E essa foi a segunda coisa que aprendi com o livro.
Pollyanna muda a vida de todos ao redor dela com esse jogo, fazendo com que as pessoas enxerguem o lado bom e as lições que cada situação carrega. É através desse jogo que a tia dela descobre o amor e o perdão e é através dele que Pollyanna consegue superar a maior dificuldade que lhe foi imposta: sofrer um acidente e não conseguir andar.
O livro nos ensina que mesmo que a situação seja complicada e pareça não haver mais saídas, sempre há um lado bom, a questão é encontrá-lo.
Recomendo esse livro, ele é lindo!
Enjoy it!
sábado, 25 de agosto de 2012
Sort of skills
Aqui vão algumas espécies de dicas que acho importantes para tornar a leitura mais proveitosa:
- Leia de tudo. Viaje ao passado com os clássicos da literatura, conheça novas realidades com as ficções, se emocione com os baseados em fatos reais. Vale a pena.
- Não tenha vergonha de chorar ou cair na gargalhada enquanto lê, isso só mostra que a história está realmente te envolvendo e que você se afeiçoou com os personagens.
- Não force a leitura. Se a história está chata, pare. Só vale a pena ler o que te traz prazer.
- Comece com os clássicos mais "leves", como Cinco Minutos ou A Viuvinha, de José de Alencar. Depois tente ler livros mais e mais complexos.
- Conserve os livros. Use marcadores de página ao invés dos marcadores dos livro.
- Viva a história, sonhe com a história, se imagine na história.
Enjoy it!
Just to say hello to you!
Talvez esse seja só mais um blog sem objetivos e não muito criativo, mas é a forma que eu encontrei de mostrar minha opinião sobre coisas que eu amo e o que eu aprendi com elas.
Os livros têm sim um toque mágico, que me levam a uma pseudo-realidade, mais fácil (ou não) do que essa em que estou inserida, ou mais interessante. É através deles que eu conheço lugares que aprecio e me torno cúmplice de personagens que vejo como amigos.
Não quero me estender, se o blog vai ser bom, só vou saber no futuro. Quero terminar com uma frase que resume tudo o que aprendi nas dezenas de milhares de páginas que li:
"Livro vem do verbo livrar, tendo como principal objetivo livrar-te da ignorância." (P. F. Filipini)
Enjoy it!
Assinar:
Comentários (Atom)